A produção de carne no Brasil é referência para o mundo. Mas, não foi sempre assim. De acordo com a Embrapa, há cerca de 40 anos, o rebanho de bovinos era menos da metade do atual. Era preciso concentrar esforços na importação para abastecer o mercado interno e o País sofria com sérias questões sanitárias, pastagens degradadas e baixa produtividade.
A partir de várias medidas, como a implantação de um processo produtivo mais moderno e o investimento em novas tecnologias, a carne brasileira foi ganhando mais espaço na mesa e conquistando também o mercado internacional.
Mato Grosso é um grande impulsionador dos bons resultados. Nos últimos 20 anos, o rebanho de bovinos se tornou o maior do País e o estado também se tornou referência em boas práticas, eliminação de doenças como a Febre Aftosa e alta qualidade do produto final.
Outra grande conquista foi a redução de área de pastagem e de desmatamento, o que contribui para que o estado tenha atualmente 64% de sua vegetação nativa preservada, segundo dados da Embrapa.
O IMAC surge com o propósito de promover a carne de Mato Grosso com a garantia de origem aos consumidores, ou seja, atuando na verificação de que todo o sistema produtivo segue rigorosamente a legislação sanitárias, ambientais, sociais e fiscais.
Referências:
Alves, G.L. 2017. MATO GROSSO E A HISTÓRIA: 1870- 1929 (Ensaio sobre a transição do domínio econômico da casa comercial para a hegemonia do capital financeiro). Boletim Paulista de Geografia. 61 (maio 2017), 5–82.
A PECUÁRIA DE CORTE NO ESTADO DE MATO GROSSO – SANDRA CRISTINA DE MOURA BONJOUR; ADRIANO MARCOS RODRIGUES FIGUEIREDO; JOSÉ MANUEL CARVALHO MARTA; UFMT CUIABÁ – MT – BRASIL, 2008.
Baptista, Martha – Adeus ao vírus: erradicação da febre aftosa: a participação de Mato Grosso na maior epopeia veterinária das Américas / Martha Baptista, Sérgio de Oliveira. – Cuiabá, MT : Entrelinhas Editora, 2021.
Max Nunes Murtinho – OS PERÍODOS PRÉ E PÓS-DIVISÃO NA HISTÓRIA ECONÔMICA MATO-GROSSENSE (1970-2000) – Revista científica da AJES : Volume 3 – N°6 – Jan/Jun de 2012.
Estrada boiadeira, sua história, seus peões e comitivas: do Sul de Mato Grosso ao Noroeste paulista / Natalia Scarabeli Zancanari. – Dourados, MS: UFGD, 2013.
ENDEREÇO
Av. Dr. Hélio Ribeiro, 525 – Edifício Helbor Dual Bussines Office Corporate, Sala 701 – Bairro Alvorada, Cuiabá – MT, 78048-250
TELEFONE
(65) 3057-9291